Quero aprender a programar!

Você é novo na área ou mesmo já atua à muito tempo, mas nunca parou pra saber como fazer para começar a criar um programa? Então esse post vai te ajudar a começar nesse novo estudo.

Antes de falarmos sobre as linguagens de programação, existe um princípio mais importante por trás disso, a lógica de programação. Obviamente, se você sabe o como fazer uma adição, poderá calcular o resultado independente dos número usados, na programação é bem parecido, se conseguimos entender a lógica de como fazer, podemos aplicar a mesma em diversas situações. Esse ponto é importe para que não se desenvolva um aprendizado “engessado” sobre um certo assunto.

Um algoritmo é uma sequência de instruções criadas para resolver um determinado problema. Podemos tomar como exemplo uma receita de bolo, veja abaixo:


INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de margarina
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

MODO DE PREPARO

  1. Bata as claras em neve e reserve
  2. Misture as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma massa homogênea
  3. Acrescente o leite e a farinha de trigo aos poucos, sem parar de bater
  4. Por último, adicione as claras em neve e o fermento
  5. Despeje a massa em uma forma grande de furo central untada e enfarinhada
  6. Asse em forno médio 180 °C, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos ou ao furar o bolo com um garfo, este saia limpo

Se repararmos bem, a parte destacada Modo de Preparo, contém uma sequência de instruções para que você possa fazer o bolo. Todas essas ações devem ser seguidas em ordem para que possamos obter o resultado esperado. Num código de programação isso não muda, a cada linha determinamos o que nosso programa precisa fazer para chegar ao resultado final. A diferença é que usamos uma Linguagem de Programação específica na qual estamos programando. Existem diversas linguagens que podemos utilizar para programar, mas se você está começando agora, é melhor optar por uma linguagem de alto nível como Python.

Uma linguagem de alto nível é aquela que está mais próxima ao entendimento humano, enquanto uma linguagem de baixo nível é feita com instruções que o computador possa interpretar diretamente, mas este assunto é um pouco complexo para essa introdução.

Deixarei a seguir alguns links onde você pode encontrar cursos e mais informações sobre Lógica de Programação. Futuramente entraremos na parte real de como programar.

Links úteis:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: